Dê voz ao seu Conselho!

Portal dos Conselhos de Minas Gerais, lançado pela Controladoria-Geral do Estado de MG (CGE) em outubro de 2019, entrou em uma nova fase. Após se consolidar como eficiente ferramenta de controle social, o desafio agora é estimular os cidadãos a utilizá-lo efetivamente.

“Nosso principal desafio está em sensibilizar membros de Instituições Participativas existentes no âmbito do estado para a importância de utilizar a ferramenta, isto é, de disponibilizar dados e informações atualizadas aos cidadãos para que eles possam acompanhar e participar de maneira mais próxima do processo de discussão e formulação das políticas públicas”, afirmou Sílvio César Zákhia Marani, diretor de Controle Social da CGE.  “A exemplo do que aconteceu mais recentemente com a Campanha de Integridade, compreendemos este esforço não apenas como o de divulgação de uma campanha, mas, sobretudo, como um esforço de construção de uma cultura de participação e cooperação sociais”, continuou.

O que é o Portal dos Conselhos?

O Portal dos Conselhos da Administração Pública de MG é uma ferramenta que vem ampliar as possibilidades de controle social exercido pelos cidadãos e pelas cidadãs mineiras. O portal, desenvolvido pela Diretoria de Fomento ao Controle Social e pela equipe de Tecnologia de Informação da CGE, tem como objetivo dar transparência aos conselhos e sistematizar, em um só endereço, as informações relativas a eles.

Saiba que tipo de informações será possível obter por meio do Portal dos Conselhos:

• Número de Conselhos existentes no Estado de Minas Gerais;
  • Órgão ao qual cada Conselho está subordinado;
  • Nome do presidente, do secretário executivo e/ou secretário geral;
  • Normativo que instituiu cada conselho o conselho (lei, decreto, resolução, etc.);
  • Número de membros;
  • Representação de cada membro;
  • Ato de nomeação dos membros;
  • Data de início e término do mandato;
  • Endereço de funcionamento do conselho;
  • Horário de atendimento;
  • Telefone, e-mail, página na WEB e redes sociais.

Para saber mais, clique aqui.

O Portal já está acessível em  portaldosconselhos.cge.mg.gov.br

FONTE: CGE.