Controle Social em pauta na Semana Mineira de Controle Interno

Controle social, educação para a cidadania e fortalecimento da participação social foram temas da oficina oferecida pelo Observatório Social do Brasil Itabira (OSBI) na Semana Mineira de Controle Interno, realizada na última quinta-feira (11/5), no Prédio Gerais, na Cidade Administrativa.

Na abertura do encontro, a Subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social da CGE, Soraia Dias, deu boas-vindas aos participantes, destacou a importância do evento para a constituição de um intercâmbio de práticas que fortaleçam o controle social e chamou a atenção para o lançamento recente da campanha de integridade, cujas peças encontram-se instaladas em toda a Cidade Administrativa. Na sequência, o Diretor Central de Controle Social, Sílvio Zákhia, apresentou ao público as integrantes do Observatório, Jenisse Lanza, Regina Duarte e Tânia Camilo, agradecendo-as por terem acolhido o convite feito pela CGE.

Ao longo de pouco mais três horas de encontro, Jenisse Lanza, presidente do OSBI, apresentou os principais projetos e ações da entidade, sendo acompanhada pelas demais integrantes do Observatório. Dentre os casos de sucesso compartilhados pelas voluntárias estão os projetos Educação para a cidadania e Observadores Mirins, bem como o programa de Apoio aos Conselhos de Políticas Públicas Municipais. Lanza ressaltou que todos os projetos dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), nas áreas de educação, crescimento e desenvolvimento econômico, paz, justiça e instituições eficazes.

Além dos casos práticos e das soluções desenvolvidas pelo Observatório junto aos poderes Executivo e Legislativo municipal, as integrantes compartilharam com os participantes da oficina os desafios e incertezas existentes na área do controle social, especialmente no âmbito da capacitação e qualificação para exercer direitos. “Sou uma cidadã em construção”, resumiu Lanza.

A roda de conversa contou com a interação do público, que reuniu servidores públicos de Minas Gerais e de outros estados, como Maranhão e Rondônia, além de servidores municipais de cidades mineiras como Uberaba, Paracatu e Miraí.

Ao final, a Superintendente Central de Integridade e Controle Social, Tatiane Silva, parabenizou as facilitadoras pelo trabalho e destacou a importância e alcance dos resultados da ação coletiva desenvolvida pelas voluntárias do Observatório.

Saiba mais sobre o OSBI

Para conhecer um pouco mais os trabalhos apresentados pelo Observatório Social do Brasil Itabira (OSBI) durante a oficina ou para entrar em contato com ele, visite:

Site: https://itabira.osbrasil.org.br

Facebook e Instagram: @osbitabira