Sisema ComCiência discute como a participação social contribui com multinacionais para prevenção de impactos socioambientais

A 25ª edição do Sisema ComCiência recebeu, na quinta-feira (17/8), a professora e advogada Michele Lucas Cardoso Balbino para discutir o tema "A participação social em multinacionais como forma de prevenção de impactos socioambientais".

A professora defende o estabelecimento de um mecanismo útil na construção jurídica do empreendimento. Segundo ela, é necessário que haja grande participação social, dando voz a consumidores, comunidade no entorno, possíveis vítimas dos impactos, ONGs e Estado.

"Deve-se tentar estabelecer conexões de prevenção de impactos, tendo um olhar junto à comunidade. O objetivo não é ir contra essas multinacionais, mas sim contribuir para que elas melhorem seu processo de atuação", pontua.

Durante todo o bate-papo, Michele reforçou a ideia de responsabilidade social corporativa, defendendo que a empresa deve contribuir para garantir que todas as partes interessadas tenham voz e consideração.

"O objetivo é manter a empresa, os empregos, mas também minimizar os impactos. Se não houver um processo de mudança cultural e de processo de gestão, a gente não consegue. Para isso, demanda tempo e todo mundo tem que ter essa articulação", diz.

Confira o bate-papo completo neste link.

 

Sisema ComCiência

O Sisema ComCiência é um projeto do Sisema, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e teve início em novembro de 2020. A iniciativa, realizada mensalmente, visa a divulgação de trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental de Minas. Em todos os debates há um momento para que, quem está assistindo às palestras, possa esclarecer dúvidas.

O programa é apresentado e mediado por Alexandre Magrineli dos Reis, analista ambiental da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

Fonte: Luiz Fernando Motta - Ascom/Sisema (adaptado).


Imprimir