CGE-MG apresenta ferramentas de controle social em evento realizado com controladores setoriais e seccionais

Acessos: 1024

Cerca de 70 pessoas participaram de encontro, no último dia 11/02/2020, para discutir Integridade e Controle Social. O treinamento foi oferecido pela Subcontroladoria de Transparência e Integridade e teve como público alvo todos os Controladores Setoriais e Seccionais, além dos coordenadores de grupos de trabalho para elaboração de Planos de Integridade.

A capacitação objetivou criar conexões entre o trabalho feito pelo órgão central e a execução realizada por servidores nas unidades descentralizadas. De acordo com Paulo Ricardo de Paula, auditor interno e desenvolvedor das ferramentas de controle social apresentadas no evento, “foi uma primeira oportunidade de contato dos controladores com o Portal e Sistema de Conselhos, assim como com a Metodologia de Avaliação da Governança e Fortalecimento das Instituições Participativas do Estado de Minas Gerais, que, desenvolvidos pela DCS, serão utilizados nas atividades do PACI 2020“.

Além de proporcionar aos controladores o contato com novas ferramentas de controle social, a capacitação apresentou-lhes um panorama de como o tema do controle social é tratado e dos desafios enfrentados pela CGE nesse campo. “Ressaltamos, sobretudo, a importância de resgatarmos o sentido original da expressão, que ultrapassa aquele de participação, para alcançar outros sentidos como os de cooperação e coesão sociais”, afirmou o Diretor de Controle Social, Sílvio César Zákhia Marani.

 

Fonte: CGE (adaptado) / Crédito da foto: Paloma Cerqueira Pereira.

Imprimir