Sedese abre 1.500 vagas para Minicurso de Direitos Humanos e Temáticas Especiais

Com o objetivo de promover o conhecimento e a conscientização sobre Direitos Humanos e temáticas específicas para proporcionar uma compreensão abrangente e atualizada sobre os desafios dos dias de hoje relacionados à promoção da cidadania e respeito à diversidade, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, vai oferecer o Minicurso de Direito Humanos e Temáticas Especiais. 

Ao todo serão abertas 1.500 vagas, com inscrições abertas nesta segunda-feira (15/1) até o próximo dia 28/1, ou enquanto elas não se esgotarem. Não há restrição quanto ao público-alvo do curso, ou seja, qualquer pessoa pode participar. 

As aulas são inteiramente no formato on-line, com carga horária de 20 horas. O início das aulas está marcado para o dia 29/1. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.  Vale frisar que no ato da inscrição é necessário que o interessado utilize o e-mail pessoal. 

Mariana Bicalho, superintendente de Proteção, Promoção e Participação Social da Subdh falou sobre a importância e abrangência do minicurso. 

“Quem quiser saber um pouco mais sobre esse tema, quiser se aprofundar, conhecer as temáticas, se inscreva. O curso é aberto a toda a população, tanto estudantes quanto profissionais da área e também para quem quiser iniciar na temática dos direitos humanos. No curso a pessoa vai saber sobre aspectos introdutórios, educação e direitos humanos, direitos dos imigrantes, questões relacionadas a trabalho análogo à escravidão e outros temas muito importantes que estão sendo discutidos hoje na sociedade. Faça sua inscrição, ela é gratuita”, reforçou. 

Saiba mais sobre o conteúdo 

O minicurso vai ser dividido em seis módulos: 

Módulo Apresentação: Apresentação do curso e objetivos. 

Módulo I: Introdução aos Direitos Humanos: Conceitos fundamentais e histórico. 

Módulo II: Promoção e Educação em Direitos Humanos: Estratégias para a promoção e disseminação dos direitos humanos. 

Módulo III: Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas: Abordagem sobre desafios e combate a essas práticas. 

Módulo IV: Diversidade Religiosa: Respeito e compreensão da diversidade de crenças. 

Módulo V: Direitos dos Migrantes, Refugiados e Apátridas: Análise dos direitos e desafios enfrentados por esses grupos. 

Módulo VI: Participação Social: Sobre os Comitês: Exploração do papel dos comitês na promoção dos direitos humanos. 

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Políticas de Promoção à Cidadania e Educação em Direitos Humanos (DPPCEDH). O e-mail de contato é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: SEDESE


Imprimir