Em um esforço conjunto para promover o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) marcou presença na Audiência Pública de lançamento do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento, que reuniu representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado, foi retomado nessa segunda-feira (12/8) após ter sido interrompido pela pandemia de coronavírus.
Elder Gabrich, Assessor Especial e Chefe do Escritório de Dados da SEDESE, teve uma participação de destaque durante a audiência, onde enfatizou o uso de ferramentas tecnológicas na produção de estudos e indicadores sociais, fundamentais para a elaboração de políticas públicas assertivas.
“A SEDESE utiliza diversas ferramentas tecnológicas na produção de estudos, relatórios e avaliações de políticas públicas de desenvolvimento social. Nesta lógica, destacam-se o Índice de Pobreza Multidimensional - IPM Minas, indicador calculado pela Sedese que busca compreender o fenômeno da pobreza para além da análise de renda, e o Sistema Mapeia Minas, que objetiva geolocalizar famílias vulneráveis residentes em áreas de risco,” destacou Gabrich em sua fala no auditório José de Alencar.
Fórum e cronograma
O Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência, uma iniciativa da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, da qual a SEDESE é parceira, tem como objetivo a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O plano será discutido e votado em encontros regionais que ocorrerão em diversas partes do estado, começando no próximo dia 23/8, em Diamantina, abrangendo os vales do Jequitinhonha e Mucuri.
São eventos gratuitos e abertos à participação da sociedade, com o propósito de garantir que as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação sejam inclusivas e sustentáveis, contribuindo para a redução das desigualdades e a promoção do desenvolvimento em todo o estado.
Os encontros regionais, que culminarão na etapa final em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre 25 e 27 de novembro, permitirão a ampla participação da sociedade e de especialistas, garantindo que o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação seja amplamente debatido e ajustado às necessidades do Estado. A consulta pública também estará disponível no Portal da ALMG, permitindo a participação de todos os interessados.
Agenda de Encontros Regionais:
23 de agosto: Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Diamantina – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
26 de agosto: Regiões Norte e Nordeste – Montes Claros – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
30 de agosto: Região da Zona da Mata – Viçosa – Universidade Federal de Viçosa (UFV).
2 de setembro: Região Sul – Lavras – Universidade Federal de Lavras (UFLA).
9 de setembro: Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte, Central e Centro-Oeste – Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
13 de setembro: Regiões do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce – Ipatinga – Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
16 de setembro: Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Uberlândia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Etapa Final:
25 a 27 de novembro: Belo Horizonte – Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
FONTE: social.mg.gov.br