O Conselho Estadual de Política Cultural (Consec/Secult) realizou, ontem (5/02/2025), a 53ª Reunião Ordinária, com a participação de novos conselheiros e da equipe da Diretoria de Controle Social da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). O encontro foi conduzido por José de Oliveira Júnior, conselheiro do Consec, que fez questão de destacar a importância do tema, ressaltando o crescente alinhamento entre o Consec e a CGE-MG.
Durante a apresentação, Sílvio Zákhia, diretor de Controle Social da CGE-MG, explicou as ferramentas desenvolvidas pela Controladoria para fortalecer a participação cidadã e o acompanhamento das políticas públicas, como o Portal dos Conselhos, o Portal de Transparência, as cartilhas informativas e as campanhas educativas.
José de Oliveira Júnior enfatizou a relevância da palestra, afirmando: “Vocês percebam a importância dessa palestra, por isso trouxe a Controladoria-Geral para falar com vocês, conselheiros. O Consec e a CGE estão cada vez mais próximos, e vamos avançar nas pautas de controle social e nos antecipar aos problemas.”
A reunião também proporcionou uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o papel da CGE em relação aos conselhos e outros mecanismos participativos. O evento teve um caráter instrutivo e motivacional, reforçando a importância da participação ativa e do controle social como instrumentos essenciais para a melhoria contínua da administração pública.