Betim representa a região central na etapa macrorregional da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

No dia 29 de abril, a cidade de Betim representou a região central do Estado em mais uma etapa da Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Além da presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, também estavam presentes os conselheiros estaduais Rilke Públio (CRF) e Carlos Alberto Santos e a conselheira Glaucia Batista (CRESS).

Rilke conta que a conferência magna feita pela presidenta do CES-MG estimulou a participação das pessoas nas conferências. Ele diz que o evento foi surpreendente do ponto de vista quantitativo — já que Betim é a macro que tem o maior número de municípios —, e também qualitativo, por causa do nível dos debates referente às diretrizes e as propostas feitas pelos municípios.

Rilke relata também como foi a discussão das propostas referentes aos 3 eixos da conferência: “No primeiro eixo foi discutida a Política Nacional de Saúde da Trabalhadora e Trabalhador, que é uma discussão mais ampla, e houve também muita manifestação em relação à política estadual. O segundo eixo discutiu as novas formas ou as novas modalidades modernas de trabalho, encampando, inclusive, o trabalho por aplicativo, home office, etc. Houve, por fim, a abordagem sobre a participação social e o controle social em relação ao trabalhador e trabalhadora. Ao final, estes temas subsidiaram a discussão nos grupos de trabalhos”

Em sua fala, a presidente do CES-MG pontou que: “Direito humano é ampliar os diversos regramentos jurídicos, de modo a ultrapassar os direitos trabalhistas, previdenciários e sanitários. É garantir trabalho digno.”

Foram eleitos 56 delegadas e delegados para representar a região na 5ª CESTT, que acontecerá de 9 a 12 de junho.

 

Foto: betim.mg.gov.br

Fonte: ces.saude.mg.gov.br


Imprimir