Webinar discute a importância da participação social para a melhoria do serviço público

O evento colocou em pauta a importância de ferramentas como os canais da Ouvidoria, o Portal da Transparência e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, que asseguram a transparência o controle social e promovem a melhoria dos serviços públicos prestados à população.

O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção e a Câmara Temática de Controle Social promoveram, na noite de quarta-feira (04/11), o 1º Webinar de Controle Social. O evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da CGE e está disponível aqui.

Com mediação do professor Vidigal Fernandes Martins, os especialistas Daniel Medrado, ouvidor de prevenção e combate à corrupção, Nicolle Bleme, subcontroladora de transparência e integridade e Belonice Sotoriva, presidente do Observatório Social do Brasil, discutiram sobre a importância da participação social na Administração Pública. O evento contou com a presença do controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, da ouvidora-geral, Simone Deoud, que conduziram a abertura do webinar.

Na perspectiva da participação social, Daniel Medrado ressaltou a importância de as Ouvidorias disponibilizarem canais para que os cidadãos se manifestem de forma segura, ajudando na manutenção e melhoria do serviço público.

Em sua palestra, Belonice Sotoriva apontou a importância de promover eventos que abordam temas como transparência e integridade. “Essas iniciativas incentivam a participação do cidadão no controle social e com isso, muda a cultura do país”, afirma. Sotoriva explicou as etapas para constituir um Observatório Social nas cidades do país. Confira informações.

Nicolle Bleme ressaltou a importância dos canais que facilitam a participação e fiscalização cidadã, “estamos disponibilizando canais e ferramentas para que o cidadão possa nos ajudar na efetividade da gestão, como o Portal da Transparência e o Portal dos Conselhos”. Ainda em sua apresentação, Bleme convida a sociedade a se engajar no controle social. Para saber mais e contribuir voluntariamente em algum projeto de controle social do Governo do Estado de Minas Gerais, clique aqui.

Assista ao 1º Webinar de Controle Social: um olhar do gestor público e da sociedade.

Fonte: ASCOM/CGE-MG


Imprimir