Governo Federal abre inscrições para vagas do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC)

Acessos: 691
A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou o Edital nº 71publicado no Diário Oficial de 20 de outubro de 2021, para a seleção de entidades e organizações da sociedade civil que integrarão o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC), são sete vagas para o mandato de (3) três anos.
 
As inscrições deverão ser realizadas no período de 22.10 e 7.11.2021.
 
Para a inscrição, a entidade ou organização deverá preencher o formulário eletrônico, disponível na página do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, por meio do qual encaminhará os seguintes documentos:
As entidades devem ter experiência comprovada em projetos de enfrentamento da corrupção e da impunidade, fomento da transparência e do acesso à informação pública, promoção de medidas de governo aberto, integridade e ética nos setores público e privado, e controle social para acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos.
Há possibilidade de inscrição em uma ou mais categorias, observada a apresentação do limite de 10 projetos por categoria. Também é vedada a apresentação de um projeto em duas categorias diferentes, sob pena de exclusão do projeto no processo de análise pela Comissão de Seleção.
 
CRONOGRAMA
 
Data
Atividades
22/10/2021
Abertura das inscrições das entidades da sociedade civil
07/11/2021
Data de encerramento das inscrições das entidades da sociedade civil
19/11/2021
Data da divulgação das entidades selecionadas – resultado provisório
26/11/2021
Data limite para envio de recursos
06/12/2021
Divulgação do resultado definitivo do processo seletivo
10/12/2021
Indicação dos representantes pelas entidades selecionadas
 
 
DO CONSELHO DE TRANPARÊNCIA E COMBATE À CORRUPÇÃO
 
O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, órgão consultivo integrante da estrutura básica da Controladoria-Geral da União, tem por finalidade debater e sugerir medidas de aperfeiçoamento e fomento de políticas e estratégias, no âmbito da administração pública federal.
Além disso, tem o papel de planejar estratégias de combate à corrupção e à impunidade. Nesta seção, consulte as atas e pautas de reuniões, a legislação específica e saiba mais sobre o trabalho do conselho. 
 
As competências do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção são:
I - contribuir para a formulação de diretrizes para ações, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal, sobre:
a) transparência, governo aberto e acesso à informação pública;
b) integridade e responsabilidade corporativa;
c) prevenção e enfrentamento da corrupção;
d) estímulo ao controle social no acompanhamento da aplicação de recursos públicos; e
e) orientação e comunicação quanto aos temas relacionados às suas atividades;
 
II - apresentar, em relação às políticas e às estratégias priorizadas, medidas para aperfeiçoamento e integração de ações com vistas a potencializar a efetividade das políticas;
III - sugerir medidas e procedimentos destinados a valorizar a articulação intragovernamental na execução, no monitoramento e na avaliação de ações conjuntas, troca de experiências, transferência de tecnologia e capacitação quanto às políticas e às estratégias a que se refere este Decreto; e
IV - atuar como instância de articulação e mobilização da sociedade civil em relação às políticas e às estratégias a que se refere este Decreto.
 
Créditos da imagem: gov.br (adaptado)
 
Fonte: Coordenação-Geral de Cooperação Federativa e Controle Social / Diretoria de Transparência e Controle Social / Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (adaptado)
Imprimir