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Definidas as datas da 15° Conferência Estadual de Assistência Social

 

O Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (Ceas-MG) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) informam que a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social será realizada nos dias 30, 31 de outubro e 1° de novembro de 2023, na região metropolitana de Belo Horizonte. O endereço do local será informado às delegadas e aos delegados até o dia 20/10/2023.

Os delegados que participam dessa etapa estadual foram eleitos nas Conferências Regionais de Assistência Social, realizadas em 15 municípios-sede de Minas Gerais. Com o tema "Reconstrução do SUAS: o Suas que temos e o Suas que queremos", a etapa estadual vai abordar os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento;
Eixo 2 - Controle Social;
Eixo 3 - Articulação entre os segmentos;
Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos;
Eixo 5 - Benefício e Transferência de Renda

Importante informar que a Sedese vai custear a hospedagem e alimentação para todas as delegadas e delegados eleitos para a Conferência, tanto representantes governamentais quanto da sociedade civil. Já o transporte para o local do evento é de responsabilidade do órgão gestor do município de origem dos participantes.

Nas próximas semanas, a Sedese vai entrar em contato com as delegadas e delegados titulares para confirmar presença na Conferência, e no caso da impossibilidade de comparecimento, o suplente eleito será convocado.

Outras informações poderão ser obtidas por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: SEDESE/MG

Inscrições para as eleições do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais se iniciam na próxima sexta

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), publicou o edital de abertura do processo eleitoral para escolha de novos membros do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec). A eleição visa selecionar representantes da sociedade civil para, no biênio 2023-2025, ocuparem cadeira no órgão colegiado, que tem como principais objetivos prestar assessoramento à Secult e acompanhar de perto a elaboração, implantação e descentralização das políticas culturais do Estado.

Serão eleitos 29 conselheiros da sociedade civil, sendo 12 titulares e 17 suplentes; cinco vagas de titular serão ocupadas por conselheiros reconduzidos do mandato atual, que atuarão na comissão eleitoral para escolha dos novos membros. As demais 34 vagas do Consec – 17 titulares e 17 suplentes – serão ocupadas por representantes do poder público, indicados pelos dirigentes dos respectivos órgãos, entidades e instituições.

As cadeiras são distribuídas por 17 segmentos culturais: artesanato; audiovisual e novas mídias; circo; cultura alimentar e gastronomia; culturas afro–brasileiras; culturas indígenas; culturas populares e tradicionais; danças; design e artes visuais; entidades sociais culturais; literatura, livro, leitura e biblioteca; moda; museus, espaços de memória e acervos; música; patrimônio imaterial; produção cultural e técnica; e teatro.

Para as áreas de “museus, espaços de memória e acervos”, “design e artes visuais”, “cultura alimentar e gastronomia”, “culturas populares e tradicionais” e “danças”, cujos representantes foram reconduzidos, haverá eleição apenas para a vaga de suplente. Os eleitos exercerão mandato de dois anos, podendo haver recondução de conselheiros uma única vez. Não há remuneração para exercer as atividades do Consec.

 

Inscrições e requisitos

As inscrições serão abertas às 9h desta sexta-feira (29/9) e permanecerão até às 23h59 do dia 13 de outubro, considerando o horário de Brasília. O cadastro é gratuito e deverá ser feito por meio de plataforma própria, disponível no site da Secult.

Os interessados deverão informar no formulário seus dados pessoais, além de responderem a quatro perguntas sobre suas propostas de atuação enquanto conselheiros. Também será necessário anexar documentos comprobatórios, como cópia de documento de identificação, comprovante de endereço, cartas de recomendação, portfólio de trabalhos, entre outros.

Poderão se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos que morem em Minas Gerais e que desenvolvam atividades artísticas e culturais no Estado. O critério inclui representantes do segmento “entidades sociais culturais”, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

É vedada a participação de servidores públicos efetivos, empregados públicos ou comissionados, vinculados a entidades da administração pública direta ou indireta dos três níveis de governo. Também não podem concorrer pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos.

 

Como votar nos candidatos

Quem quiser votar para escolher representantes do Consec também deverá se cadastrar na plataforma disponibilizada no portal da Secult. Para isso, é preciso ser pessoa física com mais de 16 anos e residir em Minas Gerais.

Cidadãos inscritos e previamente aprovados em uma das plataformas de fomento da Secult (Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura ou Lei Aldir Blanc), bem como os que já votaram em 2021, precisarão indicar apenas o CPF.

A votação será realizada remotamente, através da mesma plataforma digital de cadastramento, das 9h do dia 1º de novembro às 23h59 de dia 17 de novembro. O resultado final das eleições está previsto para 2 de dezembro.

 

Serviço

Edital de abertura do processo eleitoral: aqui

Edital de instituição da Comissão Eleitoral: aqui

Período de inscrições: 29/09 a 13/10

Resultado preliminar da seleção dos candidatos: 18/10

Votação de eleitores: 01/11 a 17/11

Resultado final da eleição do Consec: 02/12

 

Fonte: Secult (adaptado).

CGU abre pesquisa sobre necessidades de capacitações para o controle social

 A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou pesquisa para coletar necessidades e subsídios para moldar o conteúdo de capacitações presenciais para o exercício do controle social, que serão ofertadas em todo o país. A pesquisa pode ser preenchida, por meio de formulário eletrônico, até o dia 14 de outubro. Clique e participe

A nova agenda de capacitações para o exercício do controle social está sendo desenvolvida pela CGU em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), com o propósito de fortalecer a participação da sociedade nas decisões e na fiscalização do uso dos recursos públicos. Os cursos serão voltados para conselhos, organizações da sociedade civil, movimentos coletivos e lideranças, e serão desenvolvidos a partir de um recorte de classe, gênero, raça e etnia. 

Cursos EAD 

A CGU oferece cursos para o exercício do controle social em formato EAD (Ensino à Distância) sobre temas ligados à atuação do órgão, como transparência pública, educação cidadã, acesso à informação, dados abertos, governo aberto e controle social dos gastos públicos, entre outros. As capacitações são todas online, disponibilizadas nas plataformas EV.G e Avamec, e podem ser acessadas por meio da página de capacitações da CGU para o controle social.

Fonte: Controladoria-Geral da União (adaptada).

CGE abre pesquisa pública para reformulação do Portal dos Conselhos. Participe!

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) convida os usuários a participar da pesquisa inédita que visa coletar impressões do público sobre o Portal de Conselhos. A pesquisa visa estimular a participação popular na reformulação que será feita em breve no Portal dos Conselhos.

A pesquisa será aplicada até 30 de setembro de 2023 e estará aberta a participação do público em geral através de preenchimento de formulário, usando-se o link https://forms.office.com/r/7GKvpHbML8. Será possível responder também pelo celular, acessando-se o formulário pelo seguinte QRCode.